Compromissos urgentes da 2ª CONAE

A 2ª CONAE tem papel importante no processo de construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), à luz do regime de cooperação (art. 23, parágrafo único da CF-1988), mas também deve reforçar o compromisso do Estado brasileiro para com a regulamentação integral do Plano Nacional de Educação, dentro dos prazos previstos para cada meta e estratégia, bem como com a aprovação democrática dos planos subnacionais, conforme orientação do § 2º do art. 8º da Lei 13.005/14.

No que tange ao PNE, duas demandas são prioritárias: a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional, em 2015, e a regulamentação do SNE, até 2016, coincidindo esse prazo com a nova obrigatoriedade para as matrículas na educação básica (4 a 17 anos).
Sobre o SNE, para além do que tem apontado alguns dispositivos do PLP nº 413/14 - projeto inaugural do debate sobre o tema na Câmara dos Deputados -, é preciso avançar na definição de quais políticas estruturantes deverão integrar o rol de compromissos institucionais a serem seguidos pelos sistemas educacionais do país, através de leis aprovadas no Congresso Nacional, a exemplo do Fundeb e do Piso Salarial do Magistério.
Dentre as propostas da CNTE para as legislações nacionais que devem compor o SNE, destaque para o padrão de qualidade da educação (CAQ), com maleabilidade institucional para ajustes nos valores per capita desse mecanismo de financiamento; as diretrizes nacionais para as carreiras dos profissionais da educação e o piso salarial nacional previsto no art. 206, VIII da CF.
Em relação à elaboração dos planos subnacionais (estaduais, distrital e municipais), preocupa, neste momento, a disposição de alguns governos estaduais e municipais de alijarem os atores escolares desse processo que é essencial para assimilar as demandas sociais nos planos decenais de educação.
Sem que haja participação popular na construção de todos os planos decenais, os mesmos prescindirão da coesão e do compromisso social em suas execuções, comprometendo assim o processo de transformação educacional que se pretende para a próxima década no país inteiro.
É passada a hora de valorizar a democracia nos sistemas de educação e nas escolas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

CIASPI Parnaiba em novo endereço