SINTE-PI SE REÚNE COM O GOVERNO ESTADUAL

A Direção Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE-PI e os (as) presidentes do Núcleos Regionais do SINTE-PI estiveram reunidos na tarde de hoje (21), com o governador Wellington Dias e outros membros do executivo estadual, entre os quais a Deputada Federal eleita Rejane Dias, futura Secretária de Educação; o Secretário interino de Educação Helder Jacobina; o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; o Secretário de Estado, Merlong Solano; o Assessor de Assuntos institucionais Marcelino Fonteles e o Secretário de Administração Francisco José, além de assessores das referidas secretarias.
O SINTE-PI iniciou a pauta com a Presidente da entidade, Odeni Silva, colocando na ordem de discussão o pagamento do Piso Nacional do Magistério, a remuneração dos servidores administrativos da Educação e o início do período letivo, considerando neste caso a saída dos substitutos e a precária infraestrutura das escolas. Acentuando que; “ ...independente de qualquer situação do Estado, o governo têm que cumprir tanto a Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto a Lei do Piso do Magistério”.
Sobre o primeiro ponto, o SINTE-PI defende que o reajuste seja aplicado de forma linear para ativos e inativos, bem como que o seu pagamento, seja realizado a partir de janeiro, como preconiza a lei. O governador Wellington Dias afirmou que irá reajustar em 13,01% o Piso do Magistério, atendendo de forma linear para ativos e inativos. Entretanto, o governador anunciou que irá enviar para a Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, a lei que garantirá o reajuste a partir de janeiro de 2015.
O segundo ponto tratado foi a remuneração dos servidores administrativos da Educação. O SINTE-PI, através de suas diretoras Francisca Ribeiro e Edmar Nascimento, apresentou a proposta de que os operacionais de serviços sejam incluídos na Lei 038/2004, por emenda que deverá ser aprovada pela ALEPI, garantindo assim os direitos já assegurados aos técnicos de nível médio e de nível superior. O Governador do Estado afirmou desconhecer esta situação e solicitou que seja estabelecida uma linha de comunicação entre SINTE-PI e a SEDUC, para que seja solucionada a referida situação o mais urgente possível.
Sobre o início do período letivo, a diretoria do SINTE-PI externou grande preocupação, em função das declarações do Secretário de Administração na mídia, anunciando o corte de todas as gratificações (DAS, DAI, CONDIÇÃO ESPECIAL DE TRABALHO E OUTRAS GRATIFICAÇÕES) de servidores efetivos e comissionados, inclusive na Educação, deixando a categoria apreensiva em relação a esta situação.  Sabemos que as matrículas nas escolas ocorrem no período das férias dos professores, no entanto, a gestão administrativa destas, permanece no exercício das suas funções nas respectivas unidades escolares, neste sentido, foi colocado pelo Secretário de Administração que a medida visa reorganizar a folha de pagamento, adequar o Estado a Lei de Responsabilidade Fiscal. O mesmo garantiu que no mês seguinte o retorno das gratificações para aqueles que efetivamente continuarão ocupando os cargos. Em síntese, no mês de janeiro os contracheques não terão nada mais além dos vencimentos. Diante disto o SINTE-PI iniciará um diálogo junto a SEDUC, para viabilizar uma saída para este impasse.
O terceiro ponto da pauta foi aberto pelo diretor do SINTE-PI, Kassyus Lages ao manifestar a preocupação dos trabalhadores em educação com a infraestrutura das escolas para o próximo período letivo. Foi pontuado que há várias escolas com obras inacabadas, impossibilitando o início do período letivo, fazendo inclusive com que os alunos saiam da rede estadual para outras redes de ensino, limitando ainda mais o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Em relação ao exposto, a futura Secretária de Educaçãoanunciou que já está em andamento uma negociação com o Exército Brasileiro, para que o mesmo finalize as reformas.
No contexto da reunião, foi acentuado pelo governador que qualquer ponto que envolva a questão financeira, estará sujeito às condições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isto inclui todo e qualquer tipo de promoção, no caso específico da educação, envolve as mudanças de classe, nível e de padrão dos servidores. Diante desta informação a diretoria do SINTE-PI destacou a necessidade da criação de uma comissão para viabilizar, ainda no primeiro semestre deste ano, a solução deste problema a partir das promoções mais atrasadas. Neste bojo foi pontuada a contratação dos concursados da SEDUC-PI.
Neste âmbito, não nos afastamos da postura de garantir o pagamento do Piso para todo o magistério e de buscar fazer justiça aos servidores administrativos da Educação, desamparados pela lei 038/2004.


FONTE: SINTE PI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

CIASPI Parnaiba em novo endereço