O MOVIMENTO SINDICAL É ESSENCIAL PARA RESTABELECER O PROCESSO DEMOCRÁTICO, DIZ ECONOMISTA
O economista Ladislau Dowbor disse que o movimento sindical na educação tem o potencial imenso de contribuir para restabelecer o processo democrático e um processo mais equilibrado de desenvolvimento. A afirmação foi feita na Conferência de abertura do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que acontece no Centro de Convenções do Actuall Hotel, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Para Ladislau, que também é professor titular da PUC/SP e autor de mais de 40 livros que estão disponíveis em sua página na Internet dowbor.org, disse também que o conhecimento é o principal fator de produção e está no centro dos processos econômicos, além de ser a matéria prima da educação. “Como professores estamos no centro do furacão”, afirmou ele, observando que o sistema financeiro passou a controlar o produtivo.
Em sua apresentação, ainda ressaltou que quando a educação se mobiliza para definir seus conteúdos, para democratizar o acesso ao conhecimento, “isso toca no essencial da transformação da nossa sociedade e não será apenas um movimento de educadores por melhores de salários ou melhores condições de trabalho”. Seria em razão disso que muitos governos, por meio de medidas de apoio ao mercado tentam interferir no sistema educacional.
Lasdilau não poupou críticas ao projeto da escola sem partido, que está sendo imposta por entidades ligadas ao mercado para interferir na educação pública. “A escola sem partido não é só uma idiotice. É uma malvadeza. Não se pode aceitar essa política que prega que as pessoas possam decorar certos conteúdos, mas não podem entender como são as coisas. O essencial de um educador é explicar como funciona o sistema e como estão articulados os diversos sistemas do conhecimento”, ressaltou.
O IV Encontro reúne cerca de 750 dirigentes sindicais de 21 países da América Latina e Europa, além de representantes dos sindicatos filiados à CNTE. A programação tem atividades até sexta-feira, 17.
Fonte: CNTE
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