APROVADO NOVO FUNDEB

 

FUNDEB | agora é permanente e constitucional. A educação pública brasileira obteve uma vitória importantíssima com a aprovação por unanimidade, ontem (25), pelo Senado e será promulgada hoje (26) em sessão solene no Congresso. É a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna o Fundeb permanente. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores obteve 79 votos e deverá aumentara a participação da União, gradativamente, até o ano de 2026, passando dos atuais 10% até atingir o índice de 23%.

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, avalia a conquista. "Para a sociedade brasileira foi uma grande vitória  dos profissionais, estudantes e sociedade que precisa da escola pública. e este Fundo, agora permamente, passa a constar na Constituição Federal e garantindo o Custo Uqlidade Aluno (CAQ)", enfatizou.

O CAQ é o instrumento que vai permiri a qualidade da estrutura mínima das escolas públicas. Permite que os alunos tenham  acesso uma quadra de esporte de qualidade, biblioteca, boa cantina e valorização dos profissionais de educação. Tudo isso vai favorecer que os alunos possam ficar e permanecer na escola pública.

O que muda no Novo Fundeb:


O texto em vigor do Fundeb vence no dia 31 de dezembro deste ano. Daí a importância da aprovação do novo texto, sem mudanças, para que não houvesse atraso na aprovação final da matéria e a consequente interrupção do programa.

Atualmente, o Fundeb assegura um investimento mínimo de R$ 3.600 por aluno. Com o novo Fundeb, estima-se um investimento individual de R$ 5.700 no ano de 2026. A proposta é diminuir as desigualdades sociais por meio da educação, permitindo o amplo acesso à sala de aula, com ensino de qualidade. Um caminho longo ainda a ser percorrido, mas que pelo menos não poderá mais emperrar pela desculpa da falta de recursos. Agora, é uma questão de gestão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

CIASPI Parnaiba em novo endereço