Sinte Piauí e Seduc discutem pautas dos trabalhadores em educação
Em reunião, requerida pelo Sinte Piauí no dia 22 de junho, realizada na terça-feira (29), entre uma equipe da entidade, liderada pela presidente do sindicato, Paulina Almeida e o secretário estadual de educação, Ellen Gera, foram debatidas algumas das pautas da agenda de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual.
Foram discutidas as questões relativas a vacinação dos/as profissionais de Educação, promoções (reenquadramento, classe, nível e redução da jornada de trabalho), equiparação salarial dos administrativos, eleições para diretores/as, revisão do Plano de Carreira e a situação da U.E. Gervásio Costa.
VACINAÇÃO
Em relação a vacinação, o Sinte Piauí manteve a defesa da necessidade de vacinação de todos e todas profissionais de Educação, como condição prioritária para um planejamento de retorno das aulas na modalidade presencial.
Assim, foi exposta a posição do sindicato no sentido de que todas e todos sejam imunizadas/os com as duas doses de vacina e que sejam respeitados os 21 dias para a resposta imunológica. A equipe do Sinte Piauí acentuou o fato de que, em todo o período da crise sanitária causada pelo novo coranavírus, a categoria trabalhou remotamente para que os/as estudantes não ficassem sem atividades acadêmicas.
Assim norteado, mais uma vez, o Sinte Piauí chamou a atenção para dois aspectos, a melhoria da infraestrutura das escolas para comportar todos os protocolos de segurança e também para que os estudantes do Ensino Médio e os da Educação de Jovens e Adultos, com idade para serem vacinados, recebam as duas doses.
Através de um questionário, a Portaria 806/21 possibilita uma interação dos responsáveis pelos alunos e da categoria com o poder público no que tange ao retorno presencial flexível. Neste sentido, nós, profissionais de educação, e a sociedade em geral, estamos envolvidos na decisão, que, de acordo com a Secretaria de Educação, só será definida após o posicionamento dos pais dos/ as estudantes e da nossa categoria. E que esta postura passe a ser a regra e não a exceção.
PROMOÇÕES
No que diz respeito as Promoções, a Seduc se comprometeu a fazer um levantamento dos processos de mudança de nível e classe referentes ao ano de 2021. Foi pontuado que ainda não foram implementados 618 processos de mudança de classe referentes ao ano de 2020 e que as mudanças de nível até o ano de 2020 foram efetivadas.
Os processos de reenquadramento estão sendo analisados para determinar os servidores da educação que têm direito ao mesmo. A redução da jornada de trabalho também foi cobrada pelo sindicato. Foi definida a elaboração de uma relação daquela/as que já deram entrada no processo, para que tenham o seu direito, antes da nova lotação.
EQUIPARAÇÃO SALARIAL DOS ADMINISTRATIVOS
Apesar do compromisso da Secretaria de Educação de mapear, junto com a Secretaria de Administração, os/as servidores/as que estão com seus salários defasados desde o mês de janeiro deste ano, estes/as, que estão sendo prejudicados devem procurar o Sinte Piauí.
ELEIÇÕES PARA DIRETORES DE ESCOLA
A manifestação do Sinte neste ponto mostrou o quanto imperativa é a realização de eleições democráticas para diretores/as de escola. O secretário Ellen Gera sublinhou que está em estudo o período mais propício para criar um programa que concretize esta demanda da categoria.
PLANO DE CARREIRA
O Sinte Piauí evidenciou a necessidade tanto de uma revisão urgente do Plano de Carreira, Cargos e Salários, quanto da realização de Concurso Público para professores/as e funcionários/as.
A nossa luta pela valorização profissional é contínua, assim como pelos direitos da categoria e pela educação de qualidade e inclusiva.
ESCOLA GERVÁSIO COSTA
Após a equipe do Sinte expor a situação crítica da infraestrutura da U.E. Gervásio Costa, o secretário Ellen Gera reconheceu a gravidade do caso, afirmou que se empenhará para resolver este problema junto com a prefeitura de Teresina, após a realização de um laudo que o discrimine detalhadamente.
Comentários
Postar um comentário