SINTE-PI expõe pauta e cobra as demandas dos trabalhadores em reunião com a Secretaria de Educação
Em reunião realizada na tarde da ultima sexta-feira (22) entre o SINTE-PI, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Relações Institucionais, a equipe do sindicato, tendo a frente a presidente da entidade, Paulina Almeida, expôs as demandas da categoria,entre estas as referentes ao Reajuste Salarial, Férias, Plano de Carreira, Fundeb, Concurso Público e Pró-funcionário.
Com relação ao reajuste salarial o SINTE-PI acentuou que, no ano de 2023, o governo Rafael Fonteles fêz apenas uma complementação e achatou o Plano de Carreira, destacando a necessidade do reajuste salarial ser feito de forma linear e na carreira. Está agendada uma reunião, no dia 18 de janeiro, entre os sindicatos e o governo estadual para deliberar sobre os reajustes salariais, contexto no qual o SINTE-PI defenderá a especificidade dos trabalhadores em educação, em função da Lei do Piso.
O sindicato acentuou o foco no reajuste salarial mas também cobrou informação no que diz respeito ao rateio do FUNDEB. O secretário de Educação, Washington Bandeira, informou que o rateio será feito em forma de bonificação, de acordo com a "sobra" do FUNDEB permanente.
No que diz respeito as Férias, foi acordado que serão respeitados os 30 dias de férias no início do ano e 15 dias no meio do ano, com calendário diferenciado devido ao planejamento de cada escola.
Ao cobrar a realização de concurso público, mais uma vez o secretário afirmou que no atual governo será realizado concurso público, no entanto, sem precisar em que ano e mês ocorrerá.
O SINTE-PI também deixou patente a urgência de reformular o Plano de Carreira do Magistério, pois o atual, elaborado no ano de 2006 já está defasado.
A par deste deste cenário, de reunião institucional, cobrado oficialmente pelo SINTE-PI ao longo do ano em curso, o sindicato promoverá no mês de janeiro de 2024 uma reunião do Conselho Geral da entidade visando o planejamento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação e após a reunião com o governo Rafael Fonteles no dia 18 de janeiro, convocará uma Assembleia Geral da categoria.
Comentários
Postar um comentário