SEDUC, UFPI e Uespi discutem reformulação dos currículos de licenciaturas para o fortalecimento do Ensino Médio

Com vistas à discussão sobre a reformulação dos projetos curriculares dos cursos de licenciaturas, representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e das universidades Estadual e Federal do Piauí reuniram-se na tarde desta quarta-feira (17), no auditório do Centro de Ciências da Educação UFPI. O encontro faz parte do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que iniciou suas atividades no mês de abril.   
O coordenador geral do Pacto, professor Dr. Antonio José Gomes, explica que este é um projeto institucional do Ministério da Educação que objetiva garantir formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, a fim de que se instrumentalizem para promover mudanças futuras nas diretrizes curriculares do Ensino Médio brasileiro.  

"O Estado do Piauí pactuou com o MEC, por intermédio da UFPI, UESPI e SEDUC, elaborou seu Projeto Básico e está proporcionando, há cinco meses, a formação continuada de oito mil professores e coordenadores pedagógicos de 566 escolas públicas estaduais localizadas em todo o território piauiense", explica. 
A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, profª. Marta Freitas, destaca que a iniciativa é muito importante para que se possa chegar a educação de qualidade, que a sociedade tanto almeja. 

"Não só essas instituições, mas todos devem se engajar nesse movimento em prol do Fortalecimento do Ensino Médio, que por décadas ficou relegado a segundo plano no Brasil. A Seduc está atenta a essa necessidade e comemora o reconhecimento de que ela sozinha não era capaz de resolver essa problemática", conclui a diretora. 
No encontro, os coordenadores das entidades envolvidas iniciaram as discussões sobre a reformulação dos projetos curriculares dos cursos de licenciatura das instituições formadoras, bem como da reformulação curricular dos cursos de formação inicial de professores, tendo em vista o novo Ensino Médio a ser estruturado a luz da Resolução CNE/CEB Nº 2/2012. 

 

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