Pela cultura de paz nas escolas professores de Parnaíba recebem capacitação
O índice de 39,6% de casos de homicídio entre pessoas de 15 a 24 anos por motivo de violência banal motivou o Poder Judiciário a realizar uma parceria com a Prefeitura de Parnaíba para propagar uma cultura de paz nas escolas da cidade.
O Ministério Público através da promotora de justiça Joselice Nunes de Carvalho Fontenele, está articulando com a Secretaria Municipal de Educação, a campanha nacional “Conte até 10: valente mesmo é quem não briga! Paz nas escolas. Esta é a atitude”.
A secretária de Educação Valéria Silva de Araújo destacou a importância da valorização de atitudes de paz nas escolas através da capacitação de professores de 13 instituições de ensino de Parnaíba. O evento acontece nesta quinta-feira (18) no auditório do Sesc Avenida , centro da cidade.
O prefeito Florentino Neto afirmou que as escolas poderão, em um futuro próximo, fazer a aquisição de um sistema de segurança por conta própria através de recursos a serem repassados para as instituições. Ele defendeu mais autonomia financeira aos gestores escolares e mais investimentos nas unidades de ensino.
A promotora Lia Raquel Burgos, coordenadora do Centro de Apoio a Educação do Ministério Público do Estado do Piauí e coordenadora da campanha ressaltou que os homicídios entre adultos por violência banal, chegam a 3% e entre adolescentes e jovens chega a 40%. Desta forma, o Conselho Nacional de Justiça, através da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, está capacitando professores para propagar uma cultura por hábitos de tolerância a fim de garantir a paz nas escolas e suas imediações.
Comentários
Postar um comentário