MPE dá vitória dos servidores contra o reajuste do PLAMTA E IASPI (IAPEP)


05-11-15-Aud MPE reajuste Iapep Plamta (8)
Em audiência pública na manhã desta quinta-feira (05), no Ministério Público Estadual, os servidores de doze segmentos do estado estiveram presentes na audiência reivindicando um posicionamento do MPE contra o reajuste abusivo nos Planos de Saúde (PLAMTA e IASPI) nos percentuais de 13% e 17% no Plamta e 30% na Urgência e Emergência do IASPI.
O promotor de justiça, dr. Nivaldo Ribeiro mediou a audiência e avaliou também que há uma revogação unilateral de contrato e acredita que a medida fere ainda a prerrogativa do direito adquirido. “O contrato foi modificado sem que o consumidor soubesse. De uma hora pra outra ele pagaria 50% e não foi ouvido. Houve uma revogação unilateral e de acordo com o código do consumidor há uma irregularidade. Ademais, a lei não pode retroagir para prejudicar o direito adquirido. Não poderiam modificar essa situação”, explicou o promotor.
05-11-15-Aud MPE reajuste Iapep Plamta (5)
O SINTE-PI e demais entidades representantes dos servidores estaduais entraram com representação no Ministério Público pedindo que o MPE solicitasse documentação do Iaspi que justificasse a necessidade de um reajuste acima do que estipula a Agência Nacional de Saúde (ANS), que foi de 13,55%.
Os representantes das entidades apresentaram várias falhas e justificativas que invialibilizam esse reajuste de 50%. Um dos principais pontos é a composição, o mandato e a função do Conselho Fiscal do I
aspi (Iapep). “Como é que o Conselho aprova, executa e fiscaliza ao mesmo tempo a gestão dos recursos?”, “A validade do mandato do conselho é de 2 anos, prorrogável por mais 2, no entanto o que aí está funciona há cerca de 5 anos sem a rotatividade que é estatutária e com representantes do governo que não são de carreira do estado, somente indicados.
05-11-15-Aud MPE reajuste Iapep Plamta (102)
As entidades pediram a revogação da resolução de institui o reajuste e do conselho. Justificado na irregularidade do Conselho que aprovou o aumento. “Se o conselho e conselheiros estão irregulares, o decreto aprovado e assinado por eles não tem qualquer validade”, destacou um dos representantes dos servidores.
Após várias exposições que mostram as falhas e fragilidade no ato unilateral da resolução que aumenta os percentuais do Plamta e Iaspi – Urgência e Emergência, o promotor Nivaldo Ribeiro decidiu que o reajuste será de 10% na urgência e emergência a partir de agora, e  que o Iaspi tem um prazo para apresentar a documentação com os números que comprovem a real necessidade de um aumento acima do índice da ANS para os Planos de saúde dos servidores estaduais.
Mais uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado!
Somos Fortes, Somos SINTE-PI!
Parabéns a todos e todas que colaboraram para essa conquista que é de todos os servidores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

CIASPI Parnaiba em novo endereço