18º dia de greve: trabalhadores fazem manifestação no pátio da Seduc

capa-seduc

Os trabalhadores em Educação Pública do Estado, em  greve desde o dia 15 de fevereiro, fizeram uma grande manifestação na manhã desta quinta-feira (3) no pátio da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc), quando protestaram pelo fato do Governo se recusar a pagar o reajuste do magistério determinado através de Lei federal e quando cobraram um reajuste para os demais funcionários de escolas.
Na oportunidade a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte-PI), Odeni Silva, fez uma explanação sobre as últimas novidades no movimento grevista, como a decisão da Justiça de exigir que 70% dos trabalhadores em Educação voltassem ao trabalho.
Ela explicou que até a manhã de hoje a entidade não havia recebido a decisão do desembargador Paes Landim e que o movimento segue normalmente se chegar a cópia da decisão, a assessoria Jurídica do Sinte-PI já está orientada para recorrer.
Segundo Odeni, os próximos passos do movimento é a assembleia geral que será realizada na próxima segunda-feira (7) no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira e uma audiência de conciliação marcada para o próximo dia 14 no Tribunal de Justiça com a presença das  partes envolvidas (governo e sindicato representando os trabalhadores), além do próprio TJ-PI, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). Toda a categoria foi convocada a participar da negociação.
Os cerca de 30 oradores que falaram após a presidente do Sinte-PI criticaram o fato do Governo se recusar a pagar o que determina a lei e ainda entrar na Justiça pedindo a ilegalidade do movimento.  “Quem está sendo ilegal é o Governo ao não cumprir uma lei federal”, disseram alguns deles.
Algumas das lideranças também falaram sobre a omissão da secretária de Educação Rejane Dias, mulher do governador Wellington Dias, que até hoje não se manifestou e sequer participou das rodadas de negociações. “Rejane, sai do salão e vem para a negociação”, foi uma das palavras de ordem cantada pelos manifestantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI