SEMANA DA EDUCAÇÃO: PARALISAÇÃO NO PIAUÍ


No terceiro dia da 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação como criar um blog Pública, os/as trabalhadores/as em Educação do Piauí realizaram manifestação em frente ao INSS.



Mais uma vez, os/as trabalhadores/as em educação básica pública do Piauí e o Sinte-PI, mostraram a sua força, paralisando suas atividades em protesto contra a reforma da Previdência e pela valorização profissional. Dentro do programa da Paralisação foi realizada uma manifestação na manhã desta terça-feira (24), em frente ao prédio do INSS, no Centro de Teresina. 
A manifestação, que fez parte da 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública (de 22 a 29 de abril de 2019), teve, entre suas ações, uma panfletagem com material esclarecendo o quanto a proposta de reforma da Previdência prejudica a classe trabalhadora, principalmente os /as trabalhadores/as em Educação. 
De acordo com a presidente do Sinte-PI, Paulina Almeida, “um dos objetivos da 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública é aguçar a luta por uma educação laica, desmilitarizada, pública e gratuita para todos. Hoje, mostramos para a população que a reforma da Previdência penaliza todos os trabalhadores, pois, entre outros golpes, aumenta a idade e o tempo de contribuição.” Neste contexto, os principais pontos abordados durante a mobilização contra a reforma da Previdência, e rejeitados pela categoria, envolveram a implantação do Regime de Capitalização em detrimento do Regime atual, solidário; o rebaixamento do benefício de prestação continuada, da aposentadoria paga aos idosos carentes, assim como também houve rejeição ao aumento como criar um blog da idade e do tempo de contribuição. No Piauí, a 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, começou com uma palestra contra a reforma e em defesa de uma educação pública de qualidade, realizada segunda-feira (22), no CETI José Pereira, na Santa Maria da Codipi, em Teresina, tendo continuidade no dia seguinte com palestras em três escolas do município de José de Freitas. Na quinta-feira (25) as palestras serão desenvolvidas em escolas nas cidades de Regeneração e Água Branca. Sempre na luta, os/as trabalhadores/as em educação básica púbica do Piauí estão organizados, atentos e mobilizados, em plena Campanha Salarial, construindo coletivamente a Greve Geral Nacional da Educação, que ocorrerá no dia 15 de maio, contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação pública de qualidade. A valorização da categoria é um dos principais pontos de luta, pelo pagamento do reajuste de 4,17% para todos, pelo deferimento das aposentadorias, promoção de nível e classe, transporte e merenda escolar. Neste sentido, a presidente do Sinte-PI destacou que ”o governo estadual se comprometeu em apresentar, até o final  deste mês,  propostas concretas para as demandas da categoria. Se não o fizer, poderemos chegar a greve geral da educação no Piauí, a partir do dia 15 de maio, data da Greve Geral Nacional da Educação.” Advertiu Paulina Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI