Esclarecimentos para os funcionários estaduais da Educação





O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE/PI comunica aos seus associados que o acordo firmado com o governo do Estado do Piauí, em abril do corrente ano, foi feito nos seguintes termos:
Servidores do grupo operacionais de serviço:
  • Cabe inicialmente informar, que no período de janeiro a abril de 2015 não houve nenhum reajuste, mas somente complementação salarial para cumprir a Constituição Federal, uma vez que nenhum servidor pode receber como vencimentos valor inferior ao salário mínimo.
  • O governo se comprometeu em reajustar os salários em 13% (treze por cento), sendo 9% (nove por cento) em maio/2015, 2% (dois por cento) em outubro de 2015 e 2% (dois por cento) em dezembro de 2015. Esses percentuais serão aplicados aos vencimentos básicos referentes ao mês de dezembro de 2014 de cada servidor, obedecendo a sua classe.
  • O reenquadramento será realizado mediante lei, na qual serão definidos os critérios com a participação do SINTE-PI na sua elaboração, tendo por base os requisitos do reenquadramentos dos técnicos e do nível superior previstos na Lei 6560/2014.
Servidores do Grupo Técnico e Superior:
O Governo se comprometeu em cumprir a Lei nº 6560/2014, que trata do reajuste e do reenquadramento dos Servidores do Grupo Técnico e Superior do Estado do Piauí, no mês de maio/2015.  No qual será pago, como vencimento básico, o valor de reajuste de cada classe, e no caso do beneficiário do reenquadramento o valor da nova classe devidamente reajustada previsto na lei acima.
- Da data base
Em relação à data base para a categoria dos trabalhadores em educação, o Governo concordou que será no mês de janeiro a partir do ano de 2016, mediante lei.
– O que o Governo fez.
No mês de maio, com a confecção dos contracheques dos servidores da educação, ocorreu o seguinte:
- Em relação aos Servidores do Grupo Operacional de Serviços.
Uma parte dos servidores teve seu reajuste de acordo com o tratado, especificado acima. Outros servidores, no entanto, não tiveram nenhum reajuste, chegando alguns, de forma inconstitucional, a terem suas classes retroagidas (diminuídas).
Ao tomar conhecimento desses casos, a presidente do SINTE-PI, Professora Odeni de Jesus, foi a Secretaria de Administração, onde o secretário Franzé se comprometeu em revisar e corrigir essas situações.
Em relação aos Servidores do Grupo Técnico e Superior.
O Governo, contrariando o que foi acordado, fez apenas o reajuste salarial programado na Lei nº 6560/2014, no entanto, não foi aplicado o reenquadramento aos que tinham esse direito.    Essa situação foi repassada ao Secretário de Administração, que, também, se comprometeu em analisar o caso e corrigi-lo.
Em função destes casos, o SINTE-PI, já protocolou ofício à Secretaria de Educação, em 27 de abril de 2015, para uma  audiência, objetivando resolver, de forma imediata, essas pendências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL