SINTE-PI REATIVOU O COLETIVO DE PROFESSORES

Na tarde desta quarta-feira (05/09) os diretores do Sinte-PI, através da secretaria de assuntos educacionais, reativaram o Coletivo de Professores com a proposta de discutir as políticas educacionais e os enfrentamentos à retirada de direitos.
A proposta do criar o colegiado foi apresentada ainda 2016 pelos professores Fábio Matos e Lucine Rodrigues, e de lá para cá foi sendo amadurecido e agora se faz urgente a reativação do Coletivo. O cenário para as políticas educacionais não está nada favorável, é desmonte por cima de desmonte. O governo estadual vem fomentando a meritocracia, militarização, teste padronizados, mediação tecnológica, e com estes projetos afastando cada vez mais professores e alunos das escolas.
Diante desta realidade se faz urgente e necessário a formação desse grupo para discutir as políticas educacionais e a forma de enfretamento que a classe trabalhadora e a comunidade escolar terão que travar contra este desmonte.
A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, falou da realização ao reativar este coletivo. “Me sinto muito feliz com a reativação deste coletivo, pois precisamos estar cada vez mais fundamentados e preparados para combater todos os ataques à educação pública”, destacou.
Estiveram presentes na atividade os membros da diretoria estadual os representantes dos Núcleos Regionais de: Amarante, Canto do Buriti, Corrente, Demerval Lobão, Floriano, Jaicós, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Picos e Pio IX.
A presidente do Sinte-Corrente, Sandra Marília, destacou a acertiva do Sindicato ao resgatar a formação e a participação na construção do conhecimento. “Uma diretoria e uma base instruída tem mais capacidade de lutar por seus direitos e melhoria da educação pública”, disse Sandra.
No Piauí a educação básica pública vem sendo fomentada pela mercantilização e a burocratização do ensino, o tecnicismo exacerbado que está sendo fortemente aprofundado pela reforma do ensino médio através da Lei 13.415; pela meritocracia, militarização, testes padronizados dentre outros. Além disso, se discute a Lei da Mordaça, a Base Nacional Comum Curricular, a mercantilização da educação e outros.
O evento foi encerrado com a frase de Nelson Rodrigues: “A educação é tamanho da vida. Não há começo, não há fim, só travessia. E se quisermos descobrir a verdade da educação, terá que ser descoberta no meio da travessia”.
Aguardem a data da primeira reunião do Coletivo de Professores. Todos os associados do Sinte podem participar. Fiquem atentos aos nossos canais de comunicação.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI