SINTE-PI expõe pauta e cobra as demandas dos trabalhadores em reunião com a Secretaria de Educação

 



Em reunião realizada na tarde da ultima sexta-feira (22) entre o SINTE-PI, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Relações Institucionais, a equipe do sindicato, tendo a frente a presidente da entidade, Paulina Almeida, expôs as demandas da categoria,entre estas as referentes ao Reajuste Salarial, Férias, Plano de Carreira, Fundeb, Concurso Público e Pró-funcionário.

Com relação ao reajuste salarial o SINTE-PI acentuou que, no ano de 2023, o governo Rafael Fonteles fêz apenas uma complementação e achatou o Plano de Carreira, destacando a necessidade do reajuste salarial ser feito de forma linear e na carreira. Está agendada uma reunião, no dia 18 de janeiro, entre os sindicatos e o governo estadual para deliberar sobre os reajustes salariais, contexto no qual o SINTE-PI defenderá a especificidade dos trabalhadores em educação, em função da Lei do Piso.

O sindicato acentuou o foco no reajuste salarial mas também cobrou informação no que diz respeito ao rateio do FUNDEB. O secretário de Educação, Washington Bandeira, informou que o rateio será feito em forma de bonificação,  de acordo com a "sobra" do FUNDEB permanente.

No que diz respeito as Férias, foi acordado que serão respeitados os 30 dias de férias no início do ano e 15 dias no meio do ano, com calendário diferenciado devido ao planejamento de cada escola.

Ao cobrar a realização de concurso público, mais uma vez o secretário afirmou que no atual governo será realizado concurso público, no entanto, sem precisar em que ano e mês ocorrerá.

O SINTE-PI também deixou patente a urgência de reformular o Plano de Carreira do Magistério, pois o atual, elaborado no ano de 2006 já está defasado. 

A par deste deste cenário, de reunião institucional, cobrado oficialmente pelo SINTE-PI ao longo do ano em curso, o sindicato promoverá no mês de janeiro de 2024 uma reunião do Conselho Geral da entidade visando o planejamento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação e após a reunião com o governo Rafael Fonteles no dia 18 de janeiro, convocará uma Assembleia Geral da categoria. 

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL