EM COLETIVA, Zé Filho traz diagnóstico das contas do PI

Durante a entrevista coletiva concedida no início da tarde desta terça-feira (02/12), ao lado de sua equipe de secretários e de membros da sua bancada na Assembleia, o governador Zé Filho (PMDB) falou sobre a situação financeira do estado e culpou a falta de repasses por parte do Governo Federal, por boa parte da crise que vive hoje o Piauí. De acordo com Zé Filho, os recursos previstos no Orçamento Geral da União não chegaram em sua totalidade, dificultando o andamento da máquina e a execução de obras importantes, atrasando o desenvolvimento do Piauí.
Zé Filho disse que o funcionalismo público está em dias, e todos os compromissos assumidos estão sendo honrados. Disse ainda que os aumentos aprovados na Assembleia para o funcionalismo serão implantados e que o 13º salário será pago em dia, mesmo com as dificuldades.
Sobre o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, o governador ainda alfinetou a presidente Dilma e citou que o Governo Federal também descumpre a lei. “O próprio Governo Federal já estourou em R$ 90 milhões a LRF, tanto é que estão tentando mudar a lei no Congresso. Graças a Deus o Governo Federal tem o poder de mudar a Lei, como a presidente está fazendo, mas nós, não podemos mudar. Em abril já havíamos ultrapassado esse limite, como já ultrapassaram o governo do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul...”.
Em seu pronunciamento o governador destacou que todo o terrorismo que está sendo passado para a população não passa de uma tentativa de “agradar” ao novo governo. “Quando a gente perde eleição, vira cachorro morto e todo mundo sai chutando para agradar o governador que vai entrar. Saio de cabeça erguida do governo do Estado, olhando no olho de qualquer cidadão, consciente do governo que fiz e não vou me envergonhar jamais. Fizemos muito bem para o estado do Piauí, entregando inclusive, a folha menor do que recebemos”, disse.
SITUAÇÃO DA SEGURANÇA
Um das indagações feitas pelos jornalistas na coletiva, foi a situação da segurança no Estado, que segundo delegados enfrenta graves problemas, por exemplo, com a falta de combustíveis para a realização de diligências. Zé Filho afirmou que toda a assistência está sendo prestada à polícia, que casos como esses foram eventuais e que nem um trabalho mais urgente deixou de ser feito por falta de gasolina nas viaturas.
“Houve redução nos gastos sim, mas tudo esta dentro que estabelecemos. Os casos que houveram foram específicos, mas todos os casos estão sendo resolvidos e respondendo a contento. O coronel Lídio, cansou de dizer que não tem nenhum crime mais grave que não foi solucionado”, disse o governador.
AUMENTO DO SALÁRIO DE VÁRIAS CATEGORIAS
Zé Filho também falou sobre o cancelamento do aumento concedido a várias classes, tais como os militares. Decisão esta que foi impetrada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas que segundo o governador, pode ser revertida se o órgão chegar a um consenso com o Governo do Estado. “Recebemos ordens expressas do TCE para que não fosse feita nenhuma nova despesa no Governo, mas achamos que esse aumento no salário dos servidores é justo e por isso vamos procurar uma solução em conjunto com o Tribunal. Temos o dinheiro em caixa e queremos aplicá-lo agora em dezembro”, argumenta.
'SAIO DE CABEÇA ERGUIDA'
Zé Filho fez questão de reafirmar que tudo que poderia ser feito para melhorar a situação do Estado, foi feito. Ele disse que está orgulhoso do trabalho que fez à frente do governo: “Agora quero dizer a vocês que saio do Estado do Piauí de cabeça erguida, olhando no olho de qualquer cidadão consciente do governo que fiz nessa minha gestão de nove meses atrás à frente do governo do Estado. O que fizemos foi um bem para o estado do Piauí”.
Fonte: 180 graus


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL