Servidores estaduais protestam contra aumento do Plamta e Iaspi-Saúde


/10/2015 18h11 - Atualizado em 27/10/2015 18h57
Do G1 PIFACB
A redução do reajuste para as mensalidades do Plamta e no percentual de coparticipação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi-Saúde), anunciada pelo governo do estado na noite dessa segunda-feira (26), não surtiu o efeito esperado de agradar aos servidores estaduais.
Protesto em frente ao Palácio de Karnak, em Teresina (Foto: Reprodução/TV Clube)Centenas de servidores e representantes sindicais se uniram nesta terça-feira (27) em protesto na porta do Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. Eles são contra o aumento na contribuição do benefício e da coparticipação nos atendimentos de urgência e emergência cobertos pelo Plamta.

Os sindicatos alegam ilegalidade na nomeação do conselho deliberativo que representa os órgão sindicais e que aprovou as mudanças. De acordo com o representante jurídico do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí (Sintfe-PI), Fábio Veloso, a entidade pediu providências bem como a nulidade do ato ou mesmo a redução do valor deliberado pelo conselho. Para ele, a decisão é ilegal já que o governo pede ao contribuiente um ônus que é só seu.
Outro sindicato que também entrou com uma ação por meio do MP foi o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Simpoljuspi). De acordo com diretor jurídico do Simpolpi, Vilobaldo Carvalho, o Governo chegou a apresentar uma proposta de redução dos valores apresentados pela resolução, mas segundo ele não foi satisfatório.

"O Governo disse que reduziria o ajuste de 15% para 13,6% para as consultas dos dependentes diretos e aumentaria de 15% para 17% dos dependentes indiretos. Onde está a vantagem aí? Nós chegamos a ter uma conversa com a presidência do Iasp e do Plamta, mas ainda não há um consenso. Os servidores não tem como suportar esse aumento. Não dá pra trabalhar para manter o plano", disse.

De acordo com presidente do Sindicato dos Servidores do Iasp-Plamta, Sebastião Teixeira, o conselho que decidiu o aumento e o reajuste na coparticipação deveria ter discutido com mais responsabilidade, pensando no servidor, já que para ele, o conselho está lá para tratar dos interesses do servidor. Ele contou ainda que os membros do conselho deveriam ser renovados periodicamente.

"É uma decisão totalmente desagradável para o servidor público que contribui com o seu trabalho para o funcionamento do estado. O aumento dos 15% nos deixou altamente chateados. E a coparticipação de 50% ainda mais revoltados. Antes, o que era gratuito passa a ser cobrado. Acreditamos que deveria ter sido mais discutido e pensado. Também achamos que o conselho poderia ser renovado, pelo menos de dois em dois anos", disse.

Governo defende aumento
Em reunião realizada nessa segunda-feira (26), o governo do estado decidiu pelas reduções do reajuste do Plamta (de 15% para 13,6%) e da coparticipação do Iaspi-Saúde (de 50% para 30%). “Dessa forma, esperamos atender à reivindicação dos servidores e, ao mesmo, garantir a qualidade do serviço prestado aos usuários”, disse o secretário Merlong Solano.
A diretora-presidente do Iaspi, Daniele Aita, defendeu as mudanças e disse que o plano tem uma arrecadação deficitária em torno de 20% ao mês. “Estamos administrando a folha de pagamento dos prestadores de serviço com muita dificuldade. A tabela do Plamta é em torno de 25% a 30% do valor de um plano de mercado, com um atendimento igual ao melhor plano de saúde do Estado”, pontuou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL