SINTE-PI REJEITA PROPOSTA DE PARCELAMENTO DO PISO NA MESA DE NEGOCIAÇÃO


Em reunião realizada na última sexta-feira (20) entre o Sinte-PI e a Secretaria Estadual de Educação, com participação da Secretaria de Administração, os representantes do governo apresentaram respostas para alguns pontos de pauta levantados pelo Sinte na primeira reunião de 2017, que tratou do reajuste do piso do magistério em 7,64% (percentual de 2017), reajuste para os administrativos no mesmo percentual, convocação dos concursados, escola de tempo integral, teto do vale transporte e aposentadorias.
Participaram da reunião o Secretário de Administração Franzé Silva, a Secretária de Educação Rejane Dias e seus assessores, e diretores do Sinte-PI, presidente Odeni Silva, Kassyus Lages, João Correia, Jacinta Bandeira (Campo Maior), Iolete Pereira (Piripiri), Odisseia Brejal (Esperantina), Rosário (Piracuruca), Lourdes Chaves, Expedito Pacífico, Edimar Nascimento, Marcos James, 
Piso
O governo propôs pagar o reajuste piso de 7,64% em duas parcelas, sendo 4% em janeiro e 3,64% em julho/2017.
A proposta foi rejeitada automaticamente pelo Sinte-PI ainda na mesa de negociação. E a direção pediu nova contraproposta para que pudesse apresentar para a categoria. “Pois uma greve geral nacional já foi aprovada durante o Congresso Nacional d  CNTE, e aqui certamente não fugiria da luta pelo piso em parcela única”, destacou professora Odeni Silva, presidente do Sinte.
Administrativos
A Sead garantiu que os servidores operacionais que recebem igual ao salário mínimo já foram atendidos com o reajuste nacional. Quanto aos técnicos e nível superior a Sead apresentou a proposta de oferecer um tíquete alimentação em substituição ao reajuste. O Sinte considerou que não é uma boa proposta, haja vista que o tíquete entra como benefício e não como vencimento, podendo ser retirado a qualquer tempo.
Vale Transporte
Com o reajuste do piso muitos servidores saem do teto que os garante o recebimento do vale transporte que hoje e de R$ 3.300,. O Sinte solicitou que o teto fosse ampliado para R$ 4.400, de forma a não prejudicar muitos servidores. E como o percentual de desconto na folha de 6% sobre o auxilio, o servidor poderia optar por receber ou não o vale.
Concursados
A Seduc apresentou um cronograma de convocação dos concursados/2014 que ainda aguardam chamamento. Do total de aprovados, ainda faltam, serem chamados 1360 professores. A convocação seguirá o seguinte cronograma: 25% em janeiro/2017, com anuncio dos convocados dia 23 de janeiro; 25% em julho/2017; 25% em janeiro/2018 e 25% em julho/2018.
Escola Tempo Integral
A escola tempo integral terão uma nova análise, porém sem que haja grandes alterações. No caso da Unidade Escolar Joca Vieira, a Seduc irá realizar uma reunião com os professores e funcionários da escola na segunda-fira (23), às 10h para tratar do assunto em seus detalhes. Mas já ficou acordado que o regime de tempo integral será implantado de forma gradativa: em 2017 somente o 1º ano do ensino médio será tempo integral, 2018, teremos 1º e 2º ano e em 2019 todo o ensino médio estará funcionando no regime de tempo integral.
Aposentadoria
A Sead informou que o sistema que irá conter e agilizar os dados para os processos de aposentadoria já estão em fase teste e estarão prontos até final de janeiro. O sistema poderá ser levado para os municípios. 

O Sinte-PI aguarda nova proposta do governo até sexta-feira (27), para que possa levar a uma assembleia com os trabalhadores em educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL