12 dicas para a saúde do professor


Quem disse que dar aula não é um esporte radical?  Você pode não estar pulando obstáculos em cima de uma moto ou lutando em um ringue de boxe (embora às vezes possa se sentir assim), mas um dia inteiro na frente de seus alunos pode afetar – e muito – o seu bem-estar.
Uma pesquisa realizada em grandes capitais do Brasil apontou que em média 37,7% dos educadores foram afastados ao menos uma vez no ano por motivo de doença. As principais causas de afastamento apontadas por 8,9 mil professores foram: inflamação das vias respiratórias (17,4%), depressão, ansiedade, nervosismo, síndrome do pânico (14,3%) e estresse (11,7%)
O ano letivo está quase no fim (falta pouco…). Mas ainda dá tempo de colocar em prática algumas ações preventivas. Assuma o controle da sua saúde com estas dicas para evitar dores, lesões e doenças comumente relatadas pelos professores.

Rouquidão e fadiga
A voz é uma das ferramentas mais utilizadas pelo educador, por isso não surpreende que um quinto de todos os professores relatem sofrer de fadiga vocal em algum momento de sua carreira. Se a sua voz fica rouca, altera durante a aula ou se sente sua garganta apertando ou arranhando, você pode estar exagerando. Neutralize os riscos, utilizando técnicas de voz eficazes, tais como a respiração correta e postura, e minimizando hábitos vocais nocivos.
Dicas para prevenir a tensão vocal:
1. Evite gritar ou chamar os alunos que estejam mais distantes. Você pode usar a ajuda de outro aluno para chamá-los, enquanto aguarda com o restante do grupo.
2. Beba água com frequência para umedecer a laringe e o trato vocal.
3. Se possível, tente encontrar pelo menos 30 minutos ao longo o dia para você não falar nada (é um bom momento para relaxar e evitar estresse…)
Dor nas costas
Os professores também parecem ter uma chance maior, do que a média de profissionais, de sofrer lesões musculoesqueléticas, especialmente nas costas, pescoço e membros superiores – sendo os professores de Educação Infantil os mais propensos a sofrer de dor lombar. As boas notícias? Dor nas costas é facilmente evitável com mesas adequadas, roupas, exercício e alongamento.
Dicas para evitar dor nas costas:
  1. Verifique se você tem o mobiliário adequado, como mesa do professor na altura correta e cadeira de adulto para sentar na frente da classe.
  2. Alongue-se a cada 20 a 30 minutos. Envolva seus alunos – alongamento e movimentos físicos podem quebrar a monotonia e auxiliar no processo de aprendizagem!
  3. Use sapatos confortáveis, como tênis com solado de borracha e saltinhos de base larga (para mulheres).

Doenças e vírus
Com centenas de crianças ao redor, as escolas são epicentros para a propagação de doenças infecciosas, tanto para crianças como para adultos. Com as atividades acontecendo ao longo do dia, é normal manter-se em contato direto com as crianças e fica quase impossível desviar de um espirro ou uma tosse. Mas há maneiras de minimizar o risco de ser derrubado por um ataque desagradável de catapora ou sarampo. Como cada professor sabe, tudo
começa com a educação.
Dicas para prevenir a propagação de doenças:
  1. Lembrar os alunos sobre higiene: lavar as mãos ao utilizar o banheiro, cobrir a boca quando espirrar ou tossir.
  2. Lave as mãos regularmente com sabão.
  3. Quando estiver com doença infecciosa, tanto aluno quanto professor devem permanecer em casa, evitando, assim, a propagação do vírus.

Estresse, Depressão e Ansiedade
Os professores, como muitas outras profissões, estão enfrentando uma pressão crescente para trabalhar mais horas. Somado ao tempo extenuante de trabalho que professores já enfrentam – elaboração de aulas, correção de provas, reunião com pais e atividades extracurriculares – e as demandas diárias de uma sala de aula ocupada (e, muitas vezes, com alunos relutantes), pode levar ao estresse e desencadear uma crise de ansiedade, mesmo os educadores mais experientes.

de pedir ajuda sempre que precisar.
11. Diga não. Se você não tem o tempo ou a capacidade de assumir trabalho extra, então diga não. Explique que está com outra atividade e ofereça sua ajuda em outro momento, quando puder estar presente e inteiro naquela atividade
12. Encontre tempo para um hobby relaxante e agradável. Uma caminhada curta, um filme, mesmo que sejam dez minutos para ler um livro enquanto toma café da manhã. Ter um tempo só para você é uma excelente maneira de relaxar e recarregar as energias.
Adaptado de Nick Nedeljkovic – escritor freelancer e blogueiro de Sidnei, Australia. Tem amor pela aprendizagem e muitas graduações. É um defensor da educação em todas as suas formas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI