SINDICALIZAR-SE POR QUÊ?


    Sindicalizar-se é assegurar os seus direitos como trabalhador e antes de tudo como ser humano. Ter respeitado esses direitos é o que todo trabalhador quer para viver o seu dia-a-dia com auto-estima cada vez maior. É lutar para manter nossas conquistas e para ampliá-las, exercendo com plenitude a nossa cidadania.
    Sindicalizar-se é mais do que ser apenas sócios de uma entidade sindical, ser sindicalizado é como se fôssemos parte de um grande exército que não está lá somente para praticar a guerra, mas também para manter a paz, e mostrar que temos força necessária se for preciso para entrar em conflito, quando esta prática é a nossa única saída.
   O trabalhador sindicalizado defende seus direitos e se torna solidário a outros companheiros de categoria. A união no sindicato torna a luta coesa e mais fácil. Cada trabalhador é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.
   Para que um sindicato seja forte e tenha mais poder é necessário fortalecê-lo e dotá-lo de uma estrutura capaz de dar resposta às várias demandas que uma entidade sindical deve enfrentar. Para isso é preciso que um número crescente de trabalhadores sejam sindicalizados, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta. Precisamos estar alertas e dispostos a defender nossos direitos, com unidade e mobilização.
  A dinamização das atividades sindicais tem que ser simultaneamente um compromisso a longo prazo e um trabalho diário. Não podemos, contudo, esperar resultados de um dia para o outro, mas não nos devemos deixar desencorajar por este fato. Participe, auxilie na construção de um Sindicato cada vez mais atuante e fortaleça a sua luta pessoal e a luta de sua categoria.
  Algumas decisões em nossas vidas são intransferíveis. Essas são as principais porque dependem do nível de consciência que temos para preservar os nossos direitos individuais ou coletivos. No caso da sindicalização, isso fica bem claro. Ninguém pode assinar uma ficha de sindicalização em seu lugar.    Esta é uma decisão somente sua. Uma decisão que deve ser tomada a partir de uma consciência cidadã. Temos interesses comuns com os nossos semelhantes, com os nossos companheiros de cotidiano profissional. Portanto, sindicalizar-se é um ato de plenitude da inteligência de um trabalhador. Somente quem pensa profundamente acerca da sua circunstância toma uma decisão desse porte, sabendo que o sindicato está dentro de cada um de nós, na nossa capacidade de refletir e decidir coletivamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCLUSÃO DE NETOS NO IASPI

CONVOCAÇÃO DOS FILIADOS COM DOCUMENTAÇÃO PENDENTE JUNTO AO TRIBUNAL